O novo empreendimento de uso misto dos Ateliers Jean Nouvel na região da Grande Paris consiste em um bairro vertical complexo que atende às últimas mudanças na vida, no trabalho e no lazer dos moradores. Localizada no bairro de Gennevilliers, às margens do rio Sena, Jeuneville oferecerá um ambiente sustentável e inspirador, um local de sinergia projetado para uma nova geração de habitantes urbanos e uma nova economia, afirma o escritório.
Localizado em frente à Vila Olímpica e Paraolímpica de 2024, em uma área em transformação, o projeto tem capacidade para 7.500 moradores. Segundo Jean Nouvel, o projeto visa antecipar o vazio pós-olímpico e se tornar um motor de desenvolvimento da região. As estruturas propostas são altamente adaptáveis, e cada "camada urbana" do bairro vertical é suficientemente flexível para permitir uma mudança de programas e espaços.
A vizinhança vertical é definida em torno de duas áreas programáticas principais: espaços de trabalho para tecnologia, mídia e negócios criativos, e moradia na forma de co-living e acomodação para estudantes. O projeto também contará com uma série de equipamentos de apoio, desde espaços de alimentação e comércio a instalações esportivas. O empreendimento também pretende ainda incorporar um espaço educacional, como uma escola ou um departamento universitário, potencializando ainda mais o espírito de colaboração e o capital social envolvido no complexo.
O projeto conta com uma praça central concebida como principal espaço de interação social, adequado para acomodar uma série de eventos, exibições e feiras. A sustentabilidade é um elemento crítico do empreendimento, que está sendo concebido segundo rígidos parâmetros de eficiência energética e ventilação natural. Além disso, Jeuneville produzirá a energia que consome a partir de painéis solares e usará materiais livres de carbono para atingir sua meta ambiental.
Ateliers Jean Nouvel está trabalhando em colaboração com o escritório Samuel Nageotte Architectures, de Paris. A construção terá início em 2022 e a conclusão está prevista para 2025.